Pré-candidato à reeleição, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), é o nome mais citado por eleitores no cenário espontâneo da pesquisa O Fator/Ver. Fuad tem 8% das intenções de voto em um levantamento marcado pela indecisão. Isso porque 63% dos participantes, ao serem perguntados sobre em quem votariam para o Executivo, responderam “nenhum”, Outros 3% relataram indecisão.
Na sequência de Fuad, aparecem os deputados estaduais Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL), empatados com 6%. Depois, aparece a deputada federal Duda Salabert (PDT) soma 5%. A pesquisa de espontânea de voto indaga o eleitor sobre seu candidato sem, antes, mostrar nenhum nome.
O também deputado federal Rogério Correia (PT) aparece com 3%. Na sequência, 2% dos entrevistados responderam Alexandre Kalil (PSD) – que, por lei, não pode se candidatar. O ex-deputado estadual João Leite (PSDB), o senador Carlos Viana (Podemos) e o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), aparecem com 1% cada.
A pesquisa O Fator/Instituto Ver foi contratada pela Fator Comunicação Ltda. Os dados foram coletados de 2 a 4 de julho, em 972 entrevistas com moradores de Belo Horizonte. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança é de 95%. O levantamento pode ser encontrado na base de dados da Justiça Eleitoral sob o código TRE MG-02358/2024.
No cenário estimulado, em que o eleitor precisa opinar a partir de uma lista predefinida de candidatos, o líder é Mauro Tramonte, com 25%.