João Leite quer ser candidato em BH, mas PSDB e Cidadania adotam cautela

Ex-deputado quer ir para a eleição, mas partidos ainda debatem vias
Dirigentes de PSDB e Cidadania estiveram com o ex-deputado nesta quarta. Foto: Divulgação
Dirigentes de PSDB e Cidadania estiveram com o ex-deputado nesta quarta. Foto: Divulgação

A reunião entre dirigentes do PSDB e do Cidadania com o ex-deputado estadual João Leite, nesta quarta-feira (17), não resultou em nenhum “martelo batido” sobre a candidatura do ex-parlamentar para a Prefeitura de Belo Horizonte.

O Fator apurou que João Leite confirmou aos presentes no encontro que quer, mesmo, ser candidato. O ex-deputado tem a simpatia e o apoio do PSDB, mas ouviu que precisa, ainda, estar aberto à possibilidade de compor com outras candidaturas.

No Cidadania, a ex-vereadora Luzia Ferreira é a principal interlocutora contrária à candidatura de Leite: defende que o grupo apoie a reeleição de Fuad Noman (PSD). Apesar disso, o partido não deve ser tão crucial na decisão: o Cidadania já garantiu, em acordo com os tucanos, ter a preferência dos recursos eleitorais para sua chapa de candidatos à Câmara de BH.

Já o PSDB até possui alas que defendem a candidatura própria – na avaliação destes, o partido pouco irá ganhar apoiando as candidaturas que estão postas e, por isso, deveria focar em expor seus quadros e a imagem da legenda. Além de, claro, colocar em campo o conhecido João Leite, que vem pontuando bem nas pesquisas.

Desde 2022, PSDB e Cidadania formam uma federação partidária (ou seja, precisam caminhar juntos e atuar como se fossem uma só legenda).

Participaram da reunião, nesta quarta, assessores e dirigentes dos dois partidos – incluindo os presidentes estaduais do Cidadania, o deputado estadual João Vitor Xavier, e do PSDB, o deputado federal Paulo Abi-Ackel.

Em nota, o diretório estadual da federação afirmou que a Federação PSDB – Cidadania confirma a pré-candidatura de João Leite à Prefeitura de Belo Horizonte e que, na reunião, “foi decidido, com o apoio unânime dos dirigentes, que João Leite é o pré-candidato que representa os interesses e valores da Federação. Não há vozes dissonantes no grupo, e todos estão unidos em torno de sua pré-candidatura”.

Leia também:

O silêncio de Zema sobre a Operação Contragolpe

A opinião de Mateus Simões sobre o escolhido por Zema para chefiar o MPMG

Novo procurador-geral de Justiça de Minas é o primeiro promotor escolhido para o cargo

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse