O Partido da Causa Operária (PCO) vai ter candidatura própria à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Lourdes Francisco, militante da legenda e concorrente ao governo de Minas Gerais em 2022, foi escolhida para capitanear a chapa. A decisão foi oficializada na noite dessa terça-feira (23).
O candidato a vice ainda não foi definido. O PCO tem o costume de montar chapas puro-sangue, sem a formação de coligações. Além da experiência na última eleição estadual, Lourdes tentou ser vereadora na cidade norte-mineira de Grão-Mogol em 2016. À época, era filiada ao PT.
Outros partidos de esquerda também articulam chapas à Prefeitura de BH: na Unidade Popular, a pré-candidata é Indira Xavier. No PSTU, o pré-candidato é Wanderson Rocha.
PT, PCdoB, PV, Psol e Rede, por sua vez, formaram uma frente em torno da candidatura do deputado federal petista Rogério Correia, que terá sua participação no pleito oficializada em convenção agendada para o próximo dia 4.
Há, também, o PDT, que trabalha pela candidatura de Duda Salabert. Enquanto Rogério tenta atrair os petistas para sua chapa, Duda aposta na “reciprocidade” para conseguir o apoio do PT e,, consequentemente, do colega de Câmara dos Deputados.