O primeiro partido a ter candidatos de BH na base de dados da Justiça Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começa a receber informações sobre cidadãos que vão disputar vagas de vereador em outubro
Foto mostra urna eletrônica.
Primeiro turno da eleição deste ano será em 6 de outubro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fruto da fusão entre PTB e Patriota, o “novato” Partido Renovação Democrática (PRD) foi a primeira legenda a ter os candidatos a vereador de Belo Horizonte registrados na Justiça Eleitoral. Os concorrentes do partido passaram a aparecer no DivulgaCand, sistema que compila informações sobre o pleito no fim da tarde desta segunda-feira (29).

O PRD aposta na campanha à reeleição do vereador Wanderley Porto e tenta emplacar a volta do ex-parlamentar Catatau do Povo ao Parlamento Municipal. Aline Risi, policial civil que ganhou notoriedade em 2022, durante o movimento das forças de segurança de Minas Gerais por recomposição salarial, também compõe a nominata. Em termos majoritários, vale lembrar, a agremiação apoia a reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD).

Os partidos têm até o próximo dia 5 para fazer convenções e homologar os candidatos a vereador. Por isso, novas chapas devem ser inseridas no sistema da Justiça Eleitoral ao longo desta semana. O prazo para o registro dos nomes, entretanto, vai até o próximo dia 15 — o que permite articulações de última hora, sobretudo, para as coligações da disputa pelo Executivo.

Leia também:

Justiça suspende festivais em cidades mineiras para evitar ‘showmícios’ no período eleitoral

Mudanças climáticas e eleições municipais

Rogério Correia aposta em ministros de Lula para tentar alavancar campanha em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse