A agência brasiliense Cálix Propaganda ficou em primeiro lugar na classificação técnica da disputa pela milionária conta publicitária do governo de Minas. Ao todo, 22 agências enviaram propostas e estão sendo analisadas. O processo ainda vai passar por outra fase essencial, a de análise de preços, antes de se ter o resultado final.
A seleção da agência é feito a partir de um burocrático processo entre o envio de propostas, análise técnica do que cada empresa oferece e, depois, qual tem o melhor custo-benefício ao Estado.
Para a conta de quase R$ 150 milhões, o governo faz a licitação para a escolha das cinco agências que ficaram mais bem colocadas na classificação final. Depois de contratadas, essas cinco empresas vão participar de concorrências internas que vão avaliar critérios como criatividade, planejamento e plano de mídia. Ganha quem apresentar o melhor conceito.
Além da Calix, as melhoras propostas técnicas, em ordem, foram das mineiras Perfil 252, Lápis Raro, Filadélfia e Oro.
A propósito, não caiu bem entre as agências mineiras uma empresa de fora ter ficado na frente nas notas técnicas. Ainda há um período de cinco dias para que as outras firmas possam apresentar recursos caso queiram contestar as notas.