Seis anos depois de ter doado um carro para uma entidade social de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ligada a um ex-dirigente do extinto PROS, o governo de Minas viu indícios de irregularidades na organização e determinou, na semana passada, que o veículo fosse devolvido ao Estado.
A decisão foi tomada após quatro meses de apuração interna comandada pela Secretaria de Estado de Governo, mesma pasta responsável pela doação em 2018, ainda durante a gestão Fernando Pimentel (PT).
Na época, a Segov doou um Chevrolet Spin LTZ 1.8 para a Associação Família Restaurada, com sede em Ibirité. O acordo de doação foi firmado para auxiliar os trabalhos da entidade. Só que fiscalizações do Estado na entidade após a doação apontaram irregularidades.
O signatário do acordo de doação por parte da entidade era o ex-dirigente do PROS em Ibirité, Francisco Rosa Firmino, que chegou a se candidatar à Câmara Municipal da cidade. Publicações nas redes sociais da entidade indicam a ligação pessoal do dirigente partidário, com Firmino publicando fotos pessoais e pedidos de apoio à candidatura.
O Fator apurou que, durante as averiguações da Secretaria de Governo, constatou-se que o veículo era utilizado para uso pessoal do proprietário da entidade. O automóvel, avaliado em R$ 70.850,00 na época da doação, foi cedido em caráter definitivo e sem encargos.
A reportagem tenta contato com o ex-dirigente do PROS e, assim que houver manifestação, essa matéria será atualizada.