Chefe do gabinete militar de Zema é o novo comandante da PM

Carlos Frederico Otoni Garcia vai substituir Rodrigo Piassi; decisão foi tomada nesta segunda-feira (23)
O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia
Carlos Frederico Otoni Garcia é, atualmente, o chefe do gabinete militar do governador. Foto: Divulgação/ALMG

O governador Romeu Zema (Novo) escolheu o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia para ser o novo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O martelo foi batido nesta segunda-feira (23).

Garcia é chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador Estadual de Defesa Civil. No comando da PM, ele substituirá o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, que enfrentava resistência de parte das tropas. Como havia mostrado mais cedo O Fator, a saída de Piassi do cargo era estudada pelo Palácio Tiradentes. A oficialização da alteração ainda não tem data para acontecer.

Zema decidiu mudar, também, a chefia do Estado-Maior da Polícia Militar. Sai o coronel Marcelo Ramos de Oliveira e entra Maurício José de Oliveira, hoje corregedor-chefe da corporação. Com as mudanças, os postos de comando na corregedoria e no gabinete militar do governador ficam vagos. A ideia do Palácio Tiradentes é anunciar posteriormente os novos ocupantes dos cargos.

Currículos

Carlos Frederico Otoni entrou para a polícia em 1995. Na corporação, foi comandante de um pelotão de choque e atuou na liderança de batalhões. Como coronel, foi o chefe da 5ª Região da Polícia Militar, que abrange cidades do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. Ele é bacharel em Direito e, na Academia da PM, se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.

Maurício José de Oliveira, por seu turno, é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e se graduou em Direito, com especializações em Direito Público, Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública. O coronel terminou o curso de formação de oficiais em 1999.

Leia também:

Rogério Correia desiste de ações contra jornais de BH por matérias sobre ‘voto útil’ em Fuad

Sucessor ao governo de Minas será escolhido após pesquisas, indica Zema durante almoço com empresários

A “censura do amor” de Rogério Correia contra a imprensa mineira

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse