A solenidade de transmissão de cargos no comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai acontecer nesta quarta-feira (24), na sede da corporação, no Bairro Prado, em Belo Horizonte. No evento, o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia será formalmente alçado ao posto de comandante-geral das tropas, substituindo Rodrigo Piassi do Nascimento.
Como já mostrou O Fator, a troca de Piassi por Garcia acontece em meio a insatisfações de agentes policiais quanto à postura do comando da PM em temas como a recomposição salarial das forças de segurança pública. O antigo comandante ainda entrou em rota de colisão com deputados estaduais que representam a categoria, como Sargento Rodrigues e Cristiano Caporezzo — ambos do PL.
Zema vai trocar, também, a chefia do Estado-Maior da PM. A vaga, hoje ocupada por Marcelo Ramos de Oliveira, vai passar às mãos de Maurício José de Oliveira, que está na corregedoria-geral da corporação.
Carlos Frederico Otoni entrou para a polícia em 1995. Na corporação, foi comandante de um pelotão de choque e atuou na liderança de batalhões. Como coronel, foi o chefe da 5ª Região da Polícia Militar, que abrange cidades do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro. Ele é bacharel em Direito e, na Academia da PM, se especializou em Segurança Pública e Defesa Social.
Maurício José de Oliveira, por seu turno, é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e se graduou em Direito, com especializações em Direito Público, Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública. O coronel terminou o curso de formação de oficiais em 1999.