Romeu Zema (Novo) já tomou uma decisão sobre a disputa de segundo turno em Belo Horizonte. O governador revelou a interlocutores que vai apoiar Bruno Engler (PL).
Internamente, na cúpula do Novo e da gestão mineira, há um consenso de que, se for pra entrar na disputa da capital, que seja ao lado do deputado estadual.
O cálculo passa por três situações: a primeira ideológica, uma vez que Fuad Noman (PSD) deve herdar, organicamente, boa parte do apoio da esquerda. Depois, para tentar uma maior aproximação do PL do governo na Assembleia. E, por último, para também se aproximar do partido bolsonarista já pensando em 2026.
Apesar do aceno de Zema a Engler, o apoio ainda não foi ‘fechado’ oficialmente. Conversas entre emissários do governador e assessores de Engler devem ocorrer nos próximos dias.
No 1º turno, o governador apoiou formalmente o nome de Mauro Tramonte (Republicanos), mas pouco apareceu ao longo da campanha. A ausência de Zema fez com que o Novo não ‘sofresse’ tanto com a derrota do aliado.