A Câmara Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem um dos vereadores com o maior número de mandatos em todo o estado de Minas Gerais: o decano Arnaldo de Oliveira (Solidariedade). No domingo (6), ele obteve 5.599 votos e conseguiu o 11° mandato.
Arnaldo tem 65 anos e disputou sua primeira eleição em 1982, no final da ditadura militar. Embora já tivesse um trabalho comunitário com grupos de jovens, sua entrada na política aconteceu por acaso.
À época, Newton Cardoso (MDB) estava organizando seu retorno ao comando da Prefeitura de Contagem e convidou o pai de Armando, Antônio de Oliveira, para compor a chapa de vereadores. Arnaldo havia acabado de concluir seu curso de Administração e ajudava seu pai no comércio. Diante do convite feito por Cardoso, Antônio sugeriu que o filho concorresse à Câmara Municipal. Assim aconteceu.
Arnaldo conseguiu a primeira vitória política na primeira eleição que disputou. Naquele ano de 1982, os parlamentares foram escolhidos para cumprir mandatos de seis anos. Em 1988, bateu na trave e ficou como primeiro suplente do MDB. Um dos eleitos, porém, foi convidado para assumir uma secretaria municipal, fazendo com que Arnaldo fosse convocado para substituí-lo no Legislativo.
Desde então não perdeu mais nenhuma eleição. Arnaldo presidiu a Câmara Municipal de 2005 a 2006 e, por ser um hábil articulador político, foi líder de governo de quase todos os últimos prefeitos da cidade: Paulo Mattos, Ademir Lucas, Carlin Moura e Marília Campos.
A O Fator, Arnaldo diz que o segredo de sua longevidade política é “não ser radical com nada”. “Tento ser harmonioso e sempre busco os interesses da comunidade”, afirma. Ele também tem uma atuação marcada pela defesa e inclusão dos idosos e deficientes físicos.
‘Rival’ de longevidade em Frutal
O único vereador de uma cidade mineira que concorre com o vereador de Contagem no número de mandatos é Zizi (Republicanos), de Frutal (Triângulo), que também irá para o 11° mandato. Zizi teve 676 votos no domingo.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o parlamentar municipal com o maior número de mandatos é Nirdo Artur Luz (PL), da cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Ele foi reeleito para seu 12º mandato — um a mais que os vereadores mineiros.