O ex-deputado federal Leonardo Mattos, que bateu ponto no Congresso Nacional entre 2003 e 2007, não conseguiu se eleger vereador de Belo Horizonte. Candidato pelo PSD, Mattos teve apenas 801 votos no domingo (6).
O ex-parlamentar, que se notabilizou por defender pautas ligadas às pessoas com deficiência (PCDs) e ao meio ambiente, também já foi vereador na capital mineira. O último mandato de Mattos na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) começou em 2013 e terminou em 2016. Desde então, ele não conseguiu novas vitórias nas urnas.
Outros velhos conhecidos da chapa do PSD não conseguiram bons desempenhos. É o caso, por exemplo, do ex-vereador Élvis Côrtes, que terminou com 887 votos. Apesar disso, o partido ficou com 3 dos 41 assentos.
O desempenho aquém de ex-vereadores se estende a outros partidos. Paulinho Motorista, do PP, conseguiu apenas 514 votos, enquanto João da Locadora (PT) e Jair di Gregório (Avante) terminaram com 1.130 e 1.297 votos, respectivamente. Já Balbino da Ambulância, do PP, ficou com 1.135 votos.