Candidata a vice-prefeita de Belo Horizonte na eleição deste ano, Luísa Barreto (Novo) vai voltar a chefiar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais. O martelo foi batido nesta quarta-feira (9).
Luísa havia deixado a equipe do governador Romeu Zema (Novo) em junho, por ser pré-candidata a prefeita. Depois, uma articulação política do partido a levou a ser candidata a vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou a eleição em terceiro lugar.
Desde a saída de Luísa, a Seplag, uma das pastas pertencentes ao núcleo econômico do governo Zema, vinha sendo liderada por Camila Neves. No entanto, como já havia mostrado O Fator na segunda-feira (7), a volta dela aos quadros do Executivo era vista como uma possibilidade real — uma vez que a ex-secretária é tida como peça importante para a gestão.
A eleição deste ano foi a segunda com a participação de Luísa. Quatro anos atrás, ela concorreu a prefeita pelo PSDB. Sua primeira passagem pela Seplag começou em abril de 2021.