Ex-vereador polêmico ganha cargo com deputada na ALMG

Diego Espino deixou Câmara de Divinópolis por decisão do TSE
Quem tem padrinho não morre pagão / Foto: Divulgação

Durou pouco a vida de desempregado do ex-vereador Diego Espino, de Divinópolis, sem mandato desde o início de dezembro, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a chapa do PSL, na eleição de 2020, por fraude na cota feminina prevista por lei. Nesta terça-feira (9), o polêmico ex-parlamentar assumiu como assessor da deputada estadual Lud Falcão (Podemos), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A trajetória de Espino coleciona episódios que chamam a atenção. No ano passado, chegou a responder por pedidos de cassação de mandato por supostas ameaças contra um internauta que criticou o criticou e também contra um jornalista. Nenhuma das denúncias, entretanto, foi recebida pela Câmara de Divinópolis. Espino negou que tenha ameaçado os denunciantes. Já em 2022, chegou a ensaiar uma candidatura a deputado federal, mas desistiu antes da disputa.

A propósito: Espino é próximo do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), e já foi cotado, inclusive, como possível vice.

O cargo em que Espino foi nomeado tem remuneração de R$ 5.514,87. É comum deputados nomearem lideranças políticas pelo interior do Estado, para representarem seus interesses em diferentes regiões. Até por isso, a ALMG, desde sempre, não exige que assessores políticos registrem presença na folha de trabalho.

Segundo o TSE, a chapa de vereadores do PSL na eleição de 2020, em Divinópolis, registrou candidaturas fictícias de mulheres, ou seja, fraudaram o número mínimo previsto por lei, de 30%, e por isso ocorreu a cassação em um processo que durou quase três anos, entre TRE e TSE.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse