A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Blue Box, que investiga um esquema de compra de votos na cidade de Monte Azul, no Norte de Minas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, tendo como alvos o vice-prefeito Edilson Rocha (PRD), o vereador Silvio Araujo (PCdoB), o candidato a vereador Deone dos Teclados (Avante) e um quarto suspeito apontado como intermediário do grupo político.
A investigação teve início após denúncias de que candidatos estariam distribuindo caixas d’água da Prefeitura Municipal para eleitores em troca de votos nas eleições municipais de 2024. Entre os investigados estão o vice-prefeito Edilson Rocha, candidato a reeleição a vice na chapa do prefeito Paulo Dias Moreira (MDB) – até aqui, o prefeito não consta como investigado no inquérito. Eles não conseguiram se reeleger.
Já o vereador Silvio Araújo e o candidato Deone dos Teclados conseguiram uma cadeira na Câmara de Monte Azul.
Durante as diligências, a PF apreendeu celulares e documentos que podem comprovar a prática criminosa. Um dos alvos, que se encontrava na Bahia no momento da operação, também teve seu aparelho celular apreendido graças à ação coordenada entre as forças policiais dos dois estados.
Os vereadores investigados, incluindo o presidente da Câmara, conseguiram se reeleger. A operação visa coletar provas do delito de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que analisa o material apreendido para fundamentar as próximas etapas da investigação.