O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está reeleito para um novo mandato. Neste domingo (27), ele venceu o deputado estadual Bruno Engler (PL) no segundo turno da eleição municipal.
O triunfo de Fuad foi confirmado pela Justiça Eleitoral às 19h07, quando cerca de 96% das urnas estavam apuradas. Quando o processo de totalização das seções chegou a 100%, Fuad ficou com 53,73% dos votos válidos, contra 46,27% de Engler. Em termos numéricos, o vencedor teve o apoio de 670.574 cidadãos, ante 577.537 do segundo colocado.
Fuad, de 77 anos, tomou posse como prefeito em 29 de março do ano retrasado. Em 2020, ele foi eleito vice de Alexandre Kalil, mas viu o antecessor renunciar para disputar o governo de Minas Gerais. Por isso, assumiu a chefia do Executivo municipal.
Economista de formação, Fuad terá, a partir de 1° de janeiro de 2025, o radialista Álvaro Damião, do União Brasil, como vice-prefeito.
A coligação de Fuad, batizada de “BH Sempre em Frente”, teve, além de PSD e União Brasil, as participações de Solidariedade, PRD, Agir, Avante, PSDB e Cidadania. Houve, ainda, o apoio informal de setores do PV e da Rede Sustentabilidade. No segundo turno, partidos à esquerda, como como PT, PCdoB, PDT e Psol, aderiram à campanha à reeleição do prefeito.
Quem é Fuad Noman?
No primeiro mandato de Kalil, com quem rompeu politicamente neste ano, Fuad foi secretário municipal de Fazenda. No governo mineiro, chefiou as pastas de Fazenda e Transporte e Obras Públicas.
Ele trabalhou, também, na Casa Civil federal e exerceu a presidência da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). Servidor de carreira do Banco do Brasil, o pessedista teve passagem pela equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Fuad também é escritor e tem romances publicados. Assim como Bruno Engler, é torcedor declarado do Atlético. Casado, é pai de dois filhos e tem quatro netos.