Será o fim dos ‘Saidões’ de presos? Senado irá decidir

Proposição foi aprovada, em 2022, na Câmara dos Deputados e desde então está parada no Senado
Presos em saída temporária
Projeto que quer acabar com saidões está na Comissão de Segurança Pública do Senado (FOTO: Luiz Silveira/Agência CNJ)

A morte do sargento Roger Dias, da Polícia Militar, brutalmente assassinado em BH por um detento que recebeu o benefício da saída temporária no fim do ano passado, reacendeu a discussão sobre os “saidões”.


Políticos mineiros e de outros estados brasileiros, principalmente de partidos de direita, passaram a pressionar os senadores a aprovar o Projeto de Lei 2.253, que propõe o fim do benefício. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados em agosto de 2022, com 311 votos a favor e 98 contrários.


No Senado, a proposição está sendo analisada na Comissão de Segurança Pública, sob a relatoria de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ele apresentou dois pareceres: um favorável ao projeto, e outro contrário a emenda do senador Jorge Cajuru (PSB), que propunha uma avaliação interdisciplinar para conceder, ou não, o benefício.


A votação na comissão ainda não tem previsão para acontecer. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) pediu vista para avaliar melhor a matéria.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao ser questionado sobre o projeto, indicou que ele será votado em plenário na Casa ainda neste ano.

O que diz o projeto de lei?

O projeto de lei propõe alteração na Lei de Execução Penal com a extinção da saída temporária, além do aumento das hipóteses do uso da tornozeleira eletrônica, e também prevê casos de exame criminológico (feito por psicólogos e outros profissionais, atualmente facultativo).

Há nada menos que 13 anos, o Congresso Nacional “enrola” com esse assunto. É impressionante a diferença quando se trata de aumento salarial (próprio) e do fundo eleitoral, pois daí a celeridade é supersônica.

Leia também:

Moraes autoriza que morador de Juiz de Fora preso pelo 8/1 faça saídas diárias para visitar filha em CTI

Apesar de variação, países do Brics foram os maiores compradores das exportações mineiras em 2025

As 10 cidades de Minas Gerais que mais exportaram em 2025

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse