Gramado (RS) – A ampliação do número de voos diretos que partem de países latino-americanos rumo ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é a aposta dos governos federal e de Minas Gerais para impulsionar o número de turistas de países vizinhos que escolhem passar férias em solo mineiro. O assunto é um dos carros-chefe da participação de Minas na edição deste ano da Festuris, feira internacional turística que ocorre em Gramado (RS).
Nesta sexta-feira (8), durante visita ao estande montado pelo governo mineiro na Festuris, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou as operações dos voos que começam em Santiago, no Chile, e terminam em Confins. A rota foi iniciada em novembro passado.
“Minas tem um aeroporto internacional muito qualificado, que ainda pode crescer muito. Trabalhamos muito para que os voos do Chile chegassem a Confins – e esses voos estão chegando. O número de chilenos visitando o Brasil aumentou 56% em um ano. Parte deles consegue chegar por voo direto em Minas”, disse.
Segundo Freixo, há um grande mercado latino-americano a ser explorado por Minas Gerais. Teresa Augusta Lemos Remunhão, presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas (Fecitur), corrobora a avaliação.
“Quando você faz um voo direto, há estudos (que mostram que) isso dá tranquilidade às empresas aéreas de que aquele destino será lucrativo”, apontou ela. “Estamos há dois anos à frente do crescimento do turismo nacional. Queremos nos manter nesse ponto”, completou.
Queijo Canastra nas telas
Em uma das áreas do estande mineiro da Festuris, produtores das variantes do queijo canastra expuseram a iguaria aos visitantes. A chamada “Rota do Queijo”, que engloba cidades famosas pela produção de laticínios, é um dos itinerários oferecidos aos turistas.
A ideia de visitar as fazendas responsáveis pela produção dos queijos do Serro e Canastra é divulgada na feira. A Embratur, aliás, chegou a lançar um minidocumentário detalhando as peculiaridades do famoso queijo do Serro como forma de atrair visitantes às cidades da região.
“Quando a gente promove o Brasil no mundo inteiro, dizemos que o Brasil não é só sol e praia. É muito importante dizer isso em um estande de Minas em Gramado. Se combinasse, não ia ser tão representativo”, falou Marcelo Freixo.