Bruno Miranda confirma candidatura a presidente da Câmara de BH

Líder de Fuad na Casa vai enfrentar Juliano Lopes (Podemos) na disputa
O principal articulador é o vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União), que defende, desde a primeira semana depois da eleição para prefeito, que o Executivo deveria ter um candidato para presidir a Câmara | Foto: Abraão Bruck/CMBH

O vereador Bruno Miranda (PDT) oficializou nesta terça-feira (24) que será candidato a presidente da Câmara de Belo Horizonte. Líder de Fuad Noman (PSD) na Casa durante os últimos anos, o pedetista será o nome do governo e disputará a cadeira contra o vereador Juliano Lopes (Podemos), apoiado pelo secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro.

A candidatura de Miranda já vinha sendo estudada há semanas, mas só nesta terça se tornou oficial. O principal articulador é o vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União), que defende, desde a primeira semana depois da eleição para prefeito, que o Executivo deveria ter um candidato para presidir a Câmara.

Damião esteve reunido com o prefeito Fuad Noman nesta terça-feira (24) e, pelo que soube O Fator, recebeu a autorização de Fuad para lançar Miranda.

O desafio de Miranda é tentar atrair votos do grupo de 24 vereadores que já declararam apoio a Juliano Lopes ainda em outubro. Na avaliação de interlocutores, a composição ainda é possível, uma vez que “nem todos os vereadores eleitos que participaram do encontro são membros da chamada Família Aro”.

“Estamos conversando e abertos a dialogar com todos”, disse Bruno Miranda

Interlocutores ligados ao grupo de Bruno Miranda miram, principalmente, vereadores eleitos do PRD, Solidariedade, PV e PCdoB para “mudar de lado” na disputa. A reportagem entrou em contato com alguns dos nomes e, mesmo em anonimato, nenhum parlamentar eleito admitiu a possibilidade de trocar o apoio.

Em outubro, passaram pelo jantar de apoio a Juliano Lopes uma série de vereadores que não integram a chamada “Família Aro”. Os parlamentares da família, além de Juliano Lopes, estiveram em peso: Zé Ferreira (Podemos), Professora Marli (PP), Tileleo (PP), Neném da Farmácia (PMN), Flávia Borja (DC) e Lucas Ganem (Podemos), que está em Belo Horizonte.

Além destes, participaram do encontro:

Leonardo Ângelo – Cidadania
Diego Sanches – Solidariedade
Rudson Paixão – Solidariedade
Wanderley Porto – PRD
Michelly Siqueira – PRD
Pablo Almeida – PL
Uner Augusto – PL
Vile Santos – PL
Sargento Jalyson – PL
Cláudio – PL
Marilda Portela – PL
Osvaldo Lopes – Republicanos
Edmar Branco – PCdoB
Wagner Ferreira – PV
Bráulio Lara – Novo
Fernanda Altoé – Novo

Leia também:

Bruno Miranda confirma candidatura a presidente da Câmara de BH

Em duvidosa mensagem de natal, Kalil revolta comunidade judaica

CGU alerta sobre problemas na execução do Bolsa Família em três cidades de Minas Gerais

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse