O advogado Cristian Aquino Cota, filho da deputada federal Nely Aquino (Podemos), é o novo diretor-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A nomeação dele para o cargo, assinada pelo presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), consta na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Município (DOM).
Além de correligionários, Juliano e Nely compõem o grupo político liderado pelo secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP). A deputada federal esteve na Câmara de BH na quarta-feira (1), para a eleição que apontou o colega de partido como presidente da Casa, derrotando Bruno Miranda (PDT).
“Eu não comemorei a derrota do Bruno nem de Fuad (Noman) Eu comemorei a vitória do Juliano, que chegou dois anos atrasada. Quem estava aqui na câmara três anos atrás sabe que o meu sucessor na presidência da casa era o Juliano. Fizemos um acordo com o Gabriel (Azevedo), que infelizmente não cumpriu. Hoje a câmara de BH faz justiça. Os vereadores voltarão a ter paz para trabalhar e liberdade para se posicionar”, disse Nely a O Fator, minutos após o triunfo do aliado.
Secretário-geral do Podemos, Cristian Aquino candidatou-se a vereador em 2024 pelo partido do presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes, mas não foi eleito. A escolha do dirigente para o cargo de diretor-geral do Legislativo já havia sido comunicada a parlamentares. Juliano Lopes, aliás, também já definiu seu chefe de gabinete: será o ex-vereador Wesley Moreira, também ligado ao grupo de Marcelo Aro.
A diretoria-geral da Câmara de BH compõe a lista de cargos comissionados da Câmara. Por isso, é de livre nomeação por parte do chefe do Legislativo.