O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), nomeou nesta sexta-feira (3) quatro novos secretários para ocupar cargos criados após a reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal. Entre os nomeados estão pessoas de sua confiança e uma representante do PT.
Jorge Luiz Schmitt Prym, considerado braço direito do prefeito há anos, assumirá a Secretaria Geral do Município. Prym tem atuado como um dos principais assessores na administração municipal.
A Secretaria Municipal de Administração Logística e Patrimonial será comandada por Soraya de Fátima Mourthé Marques, que mantém estreita relação com Fuad Noman e sua família. Com histórico no setor bancário privado, Marques construiu carreira na administração municipal como presidente da PBH Ativos durante as gestões de Marcio Lacerda e Alexandre Kalil.
Darklane Rodrigues Dias, filiada ao PT, foi nomeada para a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Embora tenha sido anteriormente vinculada ao vereador Pedro Patrus e ao ex-deputado estadual André Quintão, Dias atualmente representa uma indicação direta do partido.
Para a Secretaria de Mobilidade Urbana, foi designado o engenheiro eletricista Guilherme Willer Santos e Campos. Ex-diretor da Via 040, concessionária da rodovia federal, Willer abriu uma empresa de consultoria de engenharia em novembro de 2024.
As nomeações integram o processo de reestruturação administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte, implementado após aprovação da Câmara Municipal.
A propósito, na edição extra do Diário Oficial também foi confirmada a efetivação de Josué Valadão como secretário de Assistência Social e Direitos Humanos. No ano passado, ele assumiu a pasta de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, desmembrada com a nova reforma, como interino após saída de uma indicada do PT.
Outro nome conhecido e confirmado nesta sexta-feira no primeiro escalão é o do secretário Paulo Lamac, chefe da pasta de Relações Institucionais.