A passagem da ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) nesta sexta-feira (10), não deve servir apenas para o anúncio de tecnologias ligadas ao combate à dengue e ao repasse de informações sobre o processo de implementação, em Minas Gerais, de um programa de acesso a especialidades médicas. Segundo apurou O Fator, além dos dois anúncios, previstos na programação oficial da viagem, há a possibilidade de Nísia conversar com a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).
A cidade, inclusive, está no roteiro da passagem da ministra, que também terá compromissos em Belo Horizonte. De acordo com interlocutores ligados ao poder Executivo de Contagem, Marília pode aproveitar a visita da chefe da saúde federal para pedir o credenciamento de hospitais da cidade para a realização de procedimentos de alta e média complexidade, como os cateterismos. Hoje, em casos do tipo, é preciso levar os pacientes a BH.
O roteiro de Nísia começará em Belo Horizonte, com visitas ao Instituto de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas, no Santo Agostinho, e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Área Hospitalar. Ela será acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde da capital.
Em Contagem, a ministra irá ao Complexo Hospitalar da cidade, no Eldorado. A visita foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).