O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), oficializou a convocação do ex-deputado Adalclever Lopes (PSD) para assumir um mandato na Casa. Segundo suplente dos pessedistas, Adalclever foi chamado após o primeiro reserva, Makoto Sekita, abrir mão da vaga para continuar como prefeito de São Gotardo, no Alto Paranaíba.
A lacuna na bancada do PSD foi aberta porque Douglas Melo renunciou para assumir a Prefeitura de Sete Lagoas, na Região Central. Adalclever tomará posse em fevereiro, ao lado de Lincoln Drumond (PL) e Carol Caram (Avante), substitutos de Coronel Sandro (PL) e Fábio Avelar de Oliveira (Avante), agora prefeitos de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Nova Serrana (Centro-Oeste), respectivamente.
Adalclever Lopes foi presidente da Assembleia de 2015 a 2019. Depois que saiu da Casa, passou a atuar como articulador político do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). O pessedista foi, inclusive, secretário municipal de Governo no segundo mandato de Kalil na capital mineira. Antes, em 2018, se candidatou ao Palácio Tiradentes pelo MDB.
Depois de atuar na campanha de Kalil para o governo mineiro em 2022, Adalclever ensaiou apoio a Fuad Noman (PSD) na eleição municipal do ano passado. Depois, entretanto, migrou para a campanha de Mauro Tramonte (Republicanos), de quem será colega de Assembleia.