O diretório do Novo acertou a contratação do marqueteiro Renato Pereira para atuar na comunicação do partido até 2026. O acordo tem, como objetivo, as campanhas eleitorais para deputado, governadores e presidente. A legenda não superou a cláusula de barreira na disputa de 2022 e tem revisto estratégias para deixar o desempenho ruim para trás.
Uma das táticas a serem utilizadas para melhorar os resultados é a utilização do fundo partidário, cota de verba pública que, desde o ano passado, o Novo passou a lançar mão. O acerto com Pereira, inclusive, deve envolver o “fundão”.
O partido dispõe atualmente de aproximadamente R$ 100 milhões em caixa, recursos que serão, em parte, destinados ao contrato com o marqueteiro.
Pereira, cujo acordo com o Novo foi revelado pelo colunista Orion Teixeira, do “Estado de Minas”, é conhecido por ter atuado com os ex-governadores do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão. O trabalho com os dois, a propósito, rendeu ao publicitário uma dor de cabeça: em 2018, chegou a fechar um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e narrou, à Justiça, supostas irregularidades cometidas. Naquela ocasião, o marqueteiro chegou a admitir o envolvimento com o direcionamento de contratos de comunicação em administrações públicas.
Em sua atuação mais recente, Pereira coordenou a campanha à reeleição do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza (CE), no ano passado. Apesar do maior investimento entre todos os candidatos, a empreitada resultou em terceiro lugar, com 11% dos votos válidos. Sarto foi o primeiro prefeito da história da capital cearense a não conquistar a reeleição, em uma campanha que custou R$ 8 milhões aos cofres públicos.