Dois nomes do marketing político com experiência em campanhas em Minas Gerais vão imprimir as digitais nas disputas eleitorais municipais do Uruguai neste ano. Otávio Antunes e Halley Arrais, sócios da Agência Urissanê, que atuou na campanha de Rogério Correia (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte e na montagem da estratégia de Dandara Tonantzin (PT) à Prefeitura de Uberlândia, chegaram ao país vizinho na semana passada. Longe de ser uma viagem a passeio, a dupla foi a uma “reunião-churrasco” com pré-candidatos que vão participar do pleito deste ano.
Otávio e Halley retornaram ao Uruguai após a participação na campanha presidencial que, no ano passado, elegeu Yamandú Orsi, candidato de uma coalizão de centro-esquerda.
Não foi a primeira atuação internacional deles. A Urissanê também cooperou com as eleições presidenciais de Honduras, do Panamá, da República Dominicana, do Peru, da Argentina, do Paraguai e da Colômbia. A agência também atuou nas últimas eleições legislativas de Portugal.
Paulista da cidade de Santo André, na região do ABC Paulista, depois de participar de algumas campanhas em cidades mineiras, Halley Arrais comprou uma casa em Belo Horizonte em 2017 e se radicou na capital mineira.
“Em campanha, a gente fica muito fora e eu sinto falta da gastronomia mineira e, principalmente, dos amigos torcedores do Galo”, diz.
A O Fator, Halley explicou que tem acompanhado o clima eleitoral em Minas Gerais por meio de sua participação em grupos focais (técnica de pesquisa qualitativa que reúne um pessoas para a discussão um tema, produto ou serviço), realizados em cidades do interior do estado, por meio de empresas parceiras de sua agência.
Entretanto, quando questionado sobre a prospecção de alguns dos pré-candidatos ao Governo de Minas ou ao Senado para as eleições de 2026, ele desconversa:
“Em 2025, vamos focar bastante na expansão da nossa agência para outros países da América Latina, com a abertura de escritórios no Uruguai , na Argentina e na República Dominicana”, projeta.