A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um decreto com nomeações e exonerações em diversos setores da administração municipal. As mudanças abrangem, inclusive, o gabinete do prefeito Fuad Noman (PSD). Segundo apurou O Fator, o ato, divulgado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) nessa segunda-feira (3), exonera servidores indicados por vereadores.
Na lista de parlamentares que tiveram as indicações desligadas de suas funções, estão Wagner Ferreira (PV), Wanderley Porto (PRD) e Janaína Cardoso (União Brasil). O trio fez parte da base aliada de Fuad no mandato passado e, na eleição para a presidência da Câmara Municipal, votou em Juliano Lopes (Podemos), que derrotou o líder governista Bruno Miranda (PDT).
As exonerações pegaram interlocutores do Legislativo belo-horizontino de surpresa. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, nessa segunda-feira, o prefeito em exercício, Álvaro Damião, do União Brasil, fez contato telefônico com todos os vereadores a fim de desejar sucesso nas recém-iniciadas atividades parlamentares de 2025.
Ainda conforme soube O Fator, parlamentares atingidos pelas exonerações já se preparam para procurar o gabinete de Damião em busca de reverter as demissões. O decreto sobre as mudanças na estrutura de setores da prefeitura contempla, também, realocações de servidores para outros departamentos.
A reportagem acionou a PBH para obter um comentário oficial a respeito das mudanças. Em caso de resposta, este texto será atualizado.