O mercado de aluguel de carros foi impulsionado pela chegada de aplicativos de entrega e transportes. Mas, as empresas, agora, apostam nos veículos de carga. A modalidade vem ganhando espaço, mas já representa um grande crescimento.
Dados Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que a frota pesada circulante no Brasil era de 3,8 milhões entre janeiro e setembro de 2023. O total de veículos alugados era de aproximadamente 0,9%.
Uma das empresas que aposta no segmento é a Localiza Empresas Pesados. Atualmente ela conta com mais de 5 mil veículos alugados – entre caminhões de uso urbano, rodoviário e off road – e cerca de 200 clientes.
O negócio se destaca por oferecer uma das frotas mais nova e moderna do mercado ao contabilizar 99% dos caminhões em conformidade com os requisitos mais recentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
“O principal desafio que enfrentamos no Brasil ainda é a cultura da posse e não o custo da solução. Por isso, acreditamos que esse percentual vai crescer consideravelmente no Brasil nos próximos 5 anos à medida que os empresários percebam as vantagens em terceirizar a gestão da frota”, destaca Marco Túlio, diretor de Pesados da Localiza&Co.