Gustavo Valadares vai deixar a Secretaria de Governo de Zema

Deputado estadual licenciado prepara retorno à Assembleia Legislativa
O secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares
O secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Gustavo Valadares (PMN), vai deixar o posto no poder Executivo para voltar a exercer o mandato de deputado estadual. Segundo apurou O Fator, o retorno de Valadares à Assembleia Legislativa está relacionado à disputa pelas vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). O parlamentar licenciado é um dos cotados para ocupar assento na Corte.

A data da saída de Valadares da pasta de Governo ainda não está definida, mas, conforme soube a reportagem, o movimento deve acontecer em breve. O secretário, inclusive, já avisou interlocutores do Palácio Tiradentes da intenção de voltar à Assembleia.

Gustavo Valadares integrava o quadro de secretários de Romeu Zema (Novo) desde julho do ano retrasado. Antes, era líder do governo no Legislativo.

A Secretaria de Governo é o setor responsável por questões como a relação do poder Executivo com os deputados estaduais. Desde janeiro, Valadares e sua equipe atuam, sobretudo, nas conversas que tratam das adequações legais que Minas Gerais precisará fazer para migrar do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag).

O suplente do PMN na Assembleia é João Júnior.

A mudança na Secretaria de Governo será a segunda alteração na composição do primeiro escalão de Zema em 2025. Recentemente, Luísa Barreto deixou a liderança da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para assumir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge). A Seplag, agora, é comandada por Silvia Listgarten.

Discurso de despedida

Em nota, Valadares confirmou a saída e fez agradecimentos a Zema e ao vice-governador, Mateus Simões (Novo). “Foi um período de grande aprendizado, conhecendo melhor as complexidades e oportunidades de Minas e me aproximando ainda mais de cada região do estado”, disse.

No texto, o político do PMN ainda citou a boa relação com deputados e com os servidores da Secretaria de Governo.

“Agradeço aos deputados e deputadas pelo companheirismo e apoio nas pautas e agenda de Governo na Assembleia Legislativa. Minha gratidão a cada servidor da Secretaria pelo compromisso diário, assim como aos demais Secretários de Estado, diretores e presidentes de órgãos e empresas públicas, cuja dedicação e competência fizeram a diferença nesse período de trabalho conjunto. Foi uma oportunidade conhecer e atuar ao lado de tantos servidores comprometidos, que demonstram diariamente a excelência do funcionalismo público mineiro”, pontuou.

Leia também:

Gustavo Valadares vai deixar a Secretaria de Governo de Zema

A leitura de aliados de Damião sobre o revés da Prefeitura de BH em votação na Câmara

Ministro abre sessão do STJ brincando querer julgar árbitro do clássico: ‘roubou o Cruzeiro’

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse