O secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), vai substituir Gustavo Valadares (PMN) na pasta de Governo. Como mostrou mais cedo O Fator, Valadares deixará o cargo no poder Executivo estadual para voltar a exercer o mandato de deputado estadual.
A Secretaria de Governo é a pasta responsável por fazer a interlocução entre o Palácio Tiradentes e os integrantes da Assembleia Legislativa. Aro, assim como Valadares, atua na engrenagem política do governo de Romeu Zema (Novo).
Marcelo Aro chefia a Casa Civil desde abril do ano retrasado. O setor conduz, por exemplo, o diálogo do governo mineiro com as instâncias federais de Executivo, Legislativo e Judiciário.
Ex-deputado federal, o político do PP chegou a ser o líder de Zema no Congresso Nacional e, em 2022, concorreu ao Senado Federal com o apoio do Novo.
Além da atuação no governo Zema, Aro é conhecido pela habilidade de atuar em articulações políticas. Ele detém influência sobre parte considerável dos integrantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O atual presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), pertence ao grupo político liderado pelo ex-deputado.
Aro também possui boa relação com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho.
Disputa pelo TCE
Gustavo Valadares, que estava na pasta de Governo desde julho de 2023, é um dos cotados para assumir as vagas da Assembleia Legislativa no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
Os deputados, vale lembrar, terão de indicar três colegas para a Corte de Contas.