O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nomeou, neste sábado (22), um novo secretário de Estado de Casa Civil. A pasta, agora, será comandada por Luiz Otávio de Oliveira Gonçalves, que exercia o posto de adjunto da Secretaria-Geral do Palácio Tiradentes. Com a escolha de Gonçalves, o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), deixa de responder pela Casa Civil.
Aro chefiava a Casa Civil desde abril do ano passado, mas, na semana passada, foi escolhido para substituir o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) na Secretaria de Governo. Por alguns dias, o ex-deputado federal do PP conciliou as tarefas relativas aos dois setores.
A ida de Luiz Otávio Gonçalves para a nova função provocou mudanças na estrutura da Secretaria-Geral. A nova adjunta da pasta é Ana Tereza Ribeiro Fernandes, que chefiava o gabinete da pasta, liderado por Marcel Beghini.
A Casa Civil é a secretaria responsável pela interlocução do governo Zema com as instâncias federais de Poder. A pasta atua, por exemplo, no diálogo com a bancada de deputados federais eleitos por Minas Gerais.