O ex-vereador Jorge Santos, do Republicanos, é o novo assessor da Secretaria de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A nomeação consta na edição deste sábado (22) do Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo O Fator apurou, a nomeação de Santos foi selada na quinta-feira (20), após reunião entre o ex-vereador e o secretário Municipal de Governo, Guilherme Daltro.
Após se eleger para três mandatos consecutivos na Câmara Municipal, em 2012, 2016 e 2020, Jorge Santos foi derrotado na eleição de 2024. Interlocutores da Prefeitura afirmaram à reportagem que a ideia do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), é que Santos atue próximo ao vereador Bruno Miranda (PDT), contribuindo na interlocução entre Executivo e Legislativo.
Quem também aparece na mais recente edição do DOM é Natalia Ribeiro Araujo. Nome de confiança de Damião, Natalia iniciou o ano de 2025 atuando como “assessora informal” do prefeito em exercício. Essa situação se manteve até o dia 13 de fevereiro, quando a professora universitária foi nomeada assessora especial no gabinete de Damião.
Neste sábado, a docente foi designada para responder interinamente pela chefia de gabinete da secretaria Municipal de Governo.
‘Romaria’
Jorge Santos não foi o único político a aproveitar a semana para se reunir com interlocutores da Prefeitura de BH em busca de uma nomeação.
Breno Nolasco, suplente da chapa do Podemos, também se colocou à disposição do Executivo municipal para assumir um cargo na administração. Já Wagner Ferreira (PV), vereador que teve indicações recentemente exoneradas, também procurou a prefeitura em busca de reatar os laços.