Os seis vereadores do PL, dono da maior bancada da Câmara Municipal, têm reunião marcada com o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), na tarde desta terça-feira (25). Será o primeiro encontro dos correligionários do ex-presidente Jair Bolsonaro com a Prefeitura de BH em 2025.
Interlocutores da prefeitura e do PL confirmaram a O Fator a agenda na tarde desta terça. Apesar disso, há divergências sobre a “paternidade” da reunião. Fontes ligadas ao Executivo dizem que a iniciativa teria partido dos vereadores liberais, enquanto pessoas com bom trânsito junto à bancada do partido garantem que Damião seria o responsável pelo convite.
Atualmente, uma questão política causa uma dissonância de estilos na bancada do PL. Cláudio do Mundo Novo e Marilda Portela mantêm maior proximidade com a prefeitura, inclusive com a indicação de nomes que ocupam cargos comissionados na administração pública. Ao mesmo tempo, Pablo Almeida, Vile dos Santos, Uner Augusto e Sargento Jalyson são críticos à administração do prefeito Fuad Noman (PSD) e fazem oposição ao pessedista.
A divisão ficou clara, por exemplo, na votação de um veto de Fuad a um programa sobre o incentivo à prática de esportes por parte de crianças e adolescentes. Marilda Portela votou seguindo a orientação da base aliada à prefeitura e defendeu a manutenção do veto, enquanto Cláudio do Mundo presidiu a sessão e, por isso, não pôde se manifestar.
Os outros quatro integrantes do partido, por sua vez, defenderam a derrubada do veto — o que, de fato, aconteceu.