Governo Lula entrega andar abandonado do Acaiaca a entidade liderada por ex-prefeito do PT

“Obrigado, presidente Lula”, diz em vídeo Daniel Sucupira, líder da Frente Mineira de Prefeitos e ex-prefeito de Teófilo Otoni
Leonardo Monteiro, Daniel Sucupira e Lorhany Almeida
O deputado federal Leonardo Monteiro, o ex-prefeito Daniel Sucupira, e Lorhany Almeida, superintendente da SPU em MG: sede nova no Acaiaca. Foto: Léo Monteiro/Facebook

O governo federal entregou nesta segunda (24), para a Frente Mineira de Prefeitos, um andar inteiro do Edifício Acaiaca, no Centro de BH.

No começo deste ano O Fator revelou que o 19º andar do icônico prédio estava abandonado há vários anos pelo governo federal.

Um cartaz afixado em uma porta mostra que ali funcionou um escritório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde.

A área total de um andar do Acaiaca é de 892 metros quadrados, segundo o condomínio. São 22 salas.

A cessão do imóvel foi anunciada nesta terça (25) pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG).

“Ontem, foi assinado o contrato para a Frente Mineira de Prefeitos, reforçando o compromisso com a gestão pública e a melhoria das cidades”, escreveu o deputado no Facebook. “Ao lado do presidente da Frente, Daniel Sucupira, seguimos avançando para um futuro com mais oportunidades e estrutura para os municípios de Minas Gerais”.

O escritório mineiro da Superintendência do Patrimônio da União, chefiado por Lorhany Almeida, não respondeu às nossas perguntas.

A SPU é quem administra os imóveis pertencentes ao governo federal, e quem cedeu o andar do Acaiaca para a Frente Mineira de Prefeitos.

Em entrevista por telefone a O Fator, Monteiro afirmou que o novo endereço será uma base importante para prefeitos de Minas. Ele disse não ter participado da proposta da FMP para ficar com o imóvel. Na cerimônia ontem, a SPU também entregou outros imóveis, em diferentes cidades do estado, para outras instituições. Monteiro não quis comentar a cessão de imóvel federal para uma entidade privada.

Sucupira, que também é filiado ao PT, foi prefeito de Teófilo Otoni por dois mandatos consecutivos (2017-2024). Em março de 2023 ele assumiu a presidência da FMP, sucedendo Alexandre Kalil, ex-prefeito de BH.

“Vamos trabalhar com toda a área” do andar, disse Sucupira a O Fator. Entre os serviços da FMP estão cursos e qualificação para as prefeituras, e o mapeamento de políticas públicas do governo federal de que elas possam participar, como o Minha Casa, Minha Vida e iniciativas em saúde. “Nós somos um braço que ajuda o prefeito a exercer o mandato dele”, acrescentou.

Segundo Sucupira, a agenda de um prefeito do interior em visita a BH pode variar. “Isso é muito dinâmico. Depende muito dos acessos que o prefeito tem, dos relacionamentos que ele tem, da demanda que ele está trazendo para resolver”.

A superintendente Lorhany postou no Instagram uma foto ladeada por Monteiro e Sucupira com a legenda “2026 é logo ali”. A foto foi tirada durante a cerimônia da entrega dos imóveis federais.

Perguntado sobre se a superintendente Lorhany planeja uma candidatura, Sucupira respondeu: “que eu saiba, não”.

Em vídeo publicado no Instagram, Sucupira cita o presidente Lula.

“O governo federal, o governo do presidente Lula, com apoio do nosso deputado Leonardo Monteiro, com apoio da Lorhany, nossa superintendente, viabiliza para a Frente Mineira de Prefeitos a nossa casa”, disse o ex-prefeito. “Obrigado, presidente Lula”.

“O Acaiaca é um edifício icônico aqui em Belo Horizonte. É nossa alegria conseguir destinar para uma causa tão nobre”, diz Lorhany no vídeo.

A FMP funciona hoje em um prédio comercial na Rua Professor Moraes, na Savassi. Segundo Sucupira, a FMP paga R$ 11 mil por mês somando aluguel, condomínio e demais despesas.

A FMP disse ter enviado a proposta para a SPU em maio de 2024. Ela não nos forneceu ainda uma estimativa de quanto será o custo mensal no Acaiaca.

Leia também:

IBGE: 3% da população total de BH é formada em Direito

Mais de 80 blocos carnavalescos entram na avenida por tarifa zero nos ônibus de BH

Ex-senador será auxiliar de Aro na Secretaria de Governo

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse