O deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG) cogita lançar o filho, Vinícius Diniz (MDB), como candidato à Câmara dos Deputados em 2026. Vinícius tem, inclusive, participado de agendas políticas ao lado do pai.
A intenção de Hercílio de ter o filho como sucessor no Legislativo Federal foi confirmada por interlocutores a O Fator. Procurado por telefonema e mensagem de texto, o parlamentar não retornou aos contatos da reportagem.
Vinícius Diniz aparece em publicações de aliados de Hercílio no Instagram para cumprimentar o parlamentar pelo envio de recursos a prefeituras. Ele teve o perfil marcado, por exemplo, em uma arte postada pelo vice-prefeito de Resende Costa (Campo das Vertentes), Paulo Altivo Moura, o Paulinho Barbeiro (MDB), para festejar o repasse de R$ 600 mil ao município. A imagem também consta na conta de Vinícius na rede social.
Em outro post, Hercílio informa ter visitado, na companhia do filho, uma casa de saúde em Diamantina. Na postagem, o emedebista diz que a agenda ainda serviu para o anúncio de um repasse de R$ 583 mil à cidade do Vale do Jequitinhonha.
A família Coelho Diniz ampliou a participação na política nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, Hercílio chegou a mudar o domicílio eleitoral de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) para Belo Horizonte a fim de ter voz ativa no processo de escolha da chapa que representou o MDB na eleição municipal. Depois, entretanto, recalculou a rota e voltou a se dedicar à disputa em Valadares.
Um dos irmãos do deputado federal, Alex Sandro Diniz, é suplente do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG). No ano passado, Alex abriu uma crise com o diretório estadual do Republicanos ao deixar a vice-presidência do partido em Minas e atirar uma camisa da agremiação em uma lata de lixo.
À ocasião, ele estava insatisfeito com a decisão da sigla de lançar a candidatura de Renato do Samaritano à Prefeitura de Valadares em vez de apoiar o vencedor Coronel Sandro (PL).