Damião terá de prestar contas a vereadores de BH apenas 1 hora após posse

Prefeito em exercício será efetivado no cargo e, na sequência, participará de reunião aberta a perguntas de parlamentares
O prefeito em exercício, Álvaro Damião
Álvaro Damião tomará posse como prefeito de BH. Foto: Adão de Souza/PBH

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), terá de prestar contas a vereadores sobre a gestão do Executivo municipal em 2024. A audiência, marcada para às 10h de quinta-feira (3), acontecerá apenas uma hora após a solenidade de posse dele como prefeito efetivo, prevista para começar às 9h.

A sessão solene de posse de Damião e a reunião de prestação de contas serão conduzidas pelo presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos). Durante a audiência de detalhamento dos gastos da prefeitura no ano passado, todos os 41 vereadores terão direito a fazer perguntas a Damião.

A reunião para o detalhamento das ações da prefeitura no ano anterior já é uma tradição do Legislativo belo-horizontino. Os encontros acontecem por força de artigo presente na Lei Orgânica do município. Em 2024, por exemplo, o prefeito Fuad Noman (PSD) mostrou aos parlamentares que a maior fatia dos R$ 16,8 bilhões gastos pela administração municipal foram destinados à saúde. A rúbrica ficou com R$ 5,7 bilhões.

A posse de Damião como prefeito efetivo acontecerá na quinta-feira a fim de respeitar os oito dias de luto decretados por causa da morte de Fuad. O pessedista faleceu na quarta-feira (26), após cerca de dois meses internado. Ele não resistiu a complicações decorrentes de um tratamento de câncer.

Leia também:

Troca na subsecretaria de Esportes de Minas gera onda de reclamações de deputados

Alvo de mandado de prisão, Léo Índio trabalhou para Carlos Viana

STF pauta julgamento de ação que questiona acordo de Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse