Álvaro Damião toma posse como prefeito de Belo Horizonte

Vice-prefeito eleito foi oficializado como chefe efetivo do Executivo em solenidade nesta quinta-feira (3)
Álvaro Damião, prefeito de BH
Álvaro Damião foi empossado prefeito de BH. Foto: Júlio Soares/O Fator

Eleito vice-prefeito de Belo Horizonte no ano passado, o jornalista Álvaro Damião (União Brasil) tomou posse, nesta quinta-feira (3), como prefeito efetivo da cidade. A solenidade que oficializou Damião como chefe do poder Executivo da capital mineira aconteceu na Câmara Municipal.

Damião foi empossado prefeito efetivo oito dias após a morte de Fuad Noman. Reeleito em dobradinha com Damião, Fuad não resistiu a complicações oriundas de um tratamento de câncer e faleceu aos 77 anos. O político do União Brasil vinha chefiando interinamente o Executivo desde janeiro, quando Fuad foi internado pela última vez.

A posse aconteceu em um dia conturbado para a Prefeitura de BH. Mais cedo, Bruno Barral, ligado ao mesmo partido de Damião, foi afastado do cargo de secretário municipal de Educação. Ele é um dos alvos de operação da Polícia Federal (PF) para apurar suposta fraude em licitações. A investigação em questão tem origem na Bahia.

Ex-vereador, Damião fez parte da composição da Câmara Municipal entre 2017 e o ano passado. Em 2018 e 2022, concorreu a deputado federal, mas não foi eleito. Perto das 9h50, ele leu o juramento de posse e assinou o termo que o oficializa como líder da prefeitura

Damião, de 54 anos, fez carreira como integrante da equipe de jornalismo da Rádio Itatiaia. Depois, passou a apresentar um programa policial na TV Alterosa. Ele também compôs a equipe da RecordTV.

Homenagem a Fuad

A cerimônia desta quinta foi conduzida pelo presidente da Câmara, Juliano Lopes, do Podemos. Logo no início da atividade, Lopes pediu um minuto de silêncio em homenagem a Fuad.

No discurso de posse, Álvaro Damião rendeu homenagens a Fuad e disse que todas as placas com informações sobre inaugurações de obras levarão o nome do prefeito reeleito no ano passado, a quem chamou de “mentor”.

“Prometo que o senhor, Fuad, jamais vai se decepcionar por ter me escolhido para estar junto com o senhor. Vamos em frente com Fuad”, falou.

Em discurso, Lopes afirmou que a Câmara quer ser “parceira” da prefeitura

“Tenho certeza que iremos trabalhar de forma harmônica e independente. O vereador está aqui para fiscalizar e legislar. Qual o problema de um vereador, em um projeto do Executivo que chega à Casa, querer melhorá-lo com uma emenda? Qual o problema de um vereador, que tem o direito de destacar o artigo de um projeto para que seja votado? Isso é democracia. É o papel do vereador”, afirmou.

No início do ano, o presidente da Câmara teve um atrito com Damião, que defendia a candidatura de Bruno Miranda (PDT) ao comando da Casa. Lopes, entretanto, tem dito que a questão está superada.

Foram à sede do Legislativo para acompanhar o evento autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB), e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.

Também estiveram na Câmara nomes como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o presidente do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, e o promotor Paulo de Tarso Morais Filho, chefe do Ministério Público (MPMG).

Os deputados estaduais João Vítor Xavier (Cidadania), Cássio Soares (PSD), Ana Paula Siqueira (Rede), Mário Henrique Caixa (PV) e Rodrigo Lopes (União Brasil) foram outros espectadores da cerimônia. Diversos vereadores também acompanharam a posse.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse