O internacionalista Erik Guerreiro, cotado para atuar na área de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é sócio de Pedro Rebelo, filho do ex-ministro Aldo Rebelo (MDB), em uma empresa de consultoria empresarial. Dados da Receita Federal consultados nesta quinta-feira por O Fator mostram que Guerreiro é sócio-administrador da empresa, enquanto Pedro Rebelo consta como sócio. O filho de Aldo foi um dos responsáveis pela fundação da firma.
A indicação de Guerreiro é fruto de uma articulação do PT e não tem relação com a sociedade entre ele e um filho de Aldo. A ideia é que o Executivo municipal crie uma secretaria voltada exclusivamente às Relações Internacionais, tendo o especialista como chefe.
Guerreiro tem como uma de suas habilidades o conhecimento sobre assuntos ligados à China. Ainda conforme apurou a reportagem, ele tem buscado a ajuda de interlocutores políticos de Brasília (DF) para tentar convencer o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) a endossar o plano de tirar do papel uma Secretaria de Relações Internacionais.
Mais cedo, após a cerimônia de posse como prefeito, Damião negou que fará uma “minirreforma administrativa” no primeiro escalão.
“Não vamos chegar à prefeitura e sair trocando tudo”, afirmou. “Vamos mudar pontualmente algumas secretarias em Belo Horizonte. Não tem reforma administrativa. A maioria que estava aqui era da confiança de Fuad e, consequentemente, da minha também”, emendou.
Ponte Pequim-Brasil
A empresa de Erik Guerreiro e Pedro Rebelo, batizada de Ara Consultoria e Negócios, consta como ativa na base de dados da Receita Federal. A firma está sediada na Asa Sul da capital federal.
O currículo de Guerreiro mostra que ele tem mestrado em Estudos Contemporâneos da China. A ligação da Ara com Pequim não se restringe a isso. O terceiro sócio da empresa é Qu Cheng, empresário de origem chinesa.
Pedro Rebelo, que chegou a estudar em uma universidade chinesa, conheceu Erik Guerreiro nos tempos de faculdade. No ano passado, o filho de Aldo foi nomeado para um cargo diretivo na SP Investimentos, agência da Prefeitura de São Paulo (SP).
O Fator tenta contato com Erik Guerreiro por meio de um e-mail disponível no currículo digital dele. O espaço está aberto.
