Depois de Damião, Juliano Lopes sinaliza apoio ao retorno da obra de duplicação de viaduto no Belvedere

Presidente da Câmara e prefeito de BH sinalizaram que apoiam a volta do projeto urbanístico na região Centro-Sul da capital
A suspensão da obra gerou críticas de diversos setores. Fotos: Rafaella Ribeiro/CMBH
A suspensão da obra gerou críticas de diversos setores. Fotos: Rafaella Ribeiro/CMBH

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), sinalizaram que são favoráveis ao retorno das obras de duplicação do viaduto sobre a BR-356, na altura do bairro Belvedere, na região Centro-Sul da capital mineira.

Nesta segunda-feira (7), em contato com O Fator, Juliano Lopes confirmou ser favorável ao retorno da obra em linha semelhante ao já externado por Damião, com a solução para a mobilidade urbana na região não desrespeitando as boas práticas ambientais.

A duplicação do viaduto faz parte de um conjunto de quatro obras de mobilidade acordadas entre as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, com participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visando melhorar o fluxo de tráfego na área.

Na sexta-feira (4), o prefeito chegou a falar sobre o assunto em uma coletiva de imprensa. “A gente fez um acordo com a comunidade local para poder evitar o corte de algumas árvores. E, nisso, você diminui o impacto do orçamento que foi preparado para aquela obra. A empresa que ganha licitação tem o direito de falar ‘espera aí, se vai diminuir o valor, eu não quero mais’. Então, se ela não quiser mais, o que está sendo definido, a gente troca a empresa e continua a obra. A gente vai fazer a obra do Belvedere como já estava planejado”, disse.

O projeto original foi suspenso após críticas de entidades contrárias ao corte de árvores na região. De acordo com Leonardo José Gomes Neto, titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a prefeitura chegou a refazer o projeto, reduzindo-o em 25%, o que levou à desistência da empresa vencedora da licitação.

A solução da questão com a empresa vencedora da licitação também é um dos pontos que Damião e Juliano determinam como essenciais para o retorno da obra.

Audiência pública

Durante audiência pública realizada na Câmara de Belo Horizonte na última quinta-feira (3), foram discutidos os problemas de trânsito na região do Belvedere. Na ocasião, o superintendente da Sudecap afirmou que existe a possibilidade de retornar ao projeto original, após nova consulta aos moradores, desde que isso seja feito rapidamente.

A suspensão da obra gerou críticas de diversos setores. Entidades destacaram que a região enfrenta os mesmos problemas de mobilidade há mais de 30 anos. Vereadores também expressaram preocupação com a falta de celeridade nas ações para solucionar os problemas de trânsito.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse