Damião resiste a partidos e emplaca aliada como secretária de Educação em BH

Professora universitária que se candidatou à Câmara Municipal no ano passado substituirá Bruno Barral, alvo da PF
Foto mostra a fachada da Prefeitura de BH
Natália Araújo é a nova secretária de Educação de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (14) que a professora universitária Natália Araújo será a nova secretária de Educação da cidade. Natália entra na vaga deixada por Bruno Barral, exonerado na semana retrasada após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes em licitações em Salvador (BA).

Nome de confiança do prefeito, Natália chegou a ser nomeada servidora comissionada no gabinete de Damião em fevereiro. Antes, em janeiro, atuou como uma espécie de assessora informal do Executivo municipal.

No ano passado, a docente foi candidata a vereadora pelo PSD, mas não se elegeu. Como já havia mostrado O Fator, o nome dela vinha sendo cotado para ocupar um cargo na pasta de Educação. A escolha de Natália contraria o plano do União Brasil de tentar emplacar um indicado no posto.

Entre 2017 e 2022, ela atou como adjunta da Secretaria de Educação. Como docente, lecionou em instituições como PUC-Minas, Centro Universitário Una e Estácio.

Reestruturação

Desde a exoneração de Barral, a Secretaria de Educação de BH vem sendo liderada pelo secretário adjunto, Marcus Valério Figueiredo Clemente.

A saída de Barral gerou diversas mudanças no quadro de funcionários da pasta. Servidores indicados por ele, mesmo sem relação com a investigação da PF, foram exonerados.

Entre os demitidos, estão Gabriel Saulo de Matos Rios Sobrinho, ex-subsecretário de Gestão Pedagógica, Rafael Nascimento Sá, ex-chefe da diretoria Estratégica de Pessoas da pasta, e Hilaise Santos do Carmo, responsável por uma função comissionada na secretaria.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse