O novo partido de Clésio Andrade

Ex-vice-governador de Minas Gerais assinará a ficha de filiação ainda nesta semana
O ex-senador e ex-vice governador Clésio Andrade. Foto: CNT/Divulgação
O ex-senador e ex-vice governador Clésio Andrade. Foto: CNT/Divulgação

O empresário Clésio Andrade, ex-senador e ex-vice-governador de Minas Gerais, vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) na próxima quarta-feira (30). A informação foi confirmada a O Fator pelo próprio Clésio. 

Na data da filiação do ex-parlamentar, o partido promoverá, em Belo Horizonte, a posse do prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, o Otacilinho, como presidente estadual. 

À reportagem, Clésio Andrade, vice-governador durante o primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), disse que ajudará o PSB a se organizar internamente. Ao ser questionado sobre uma eventual candidatura no ano que vem, afirmou que estará “à disposição do partido”. Em 2023, cabe lembrar, o ex-senador anunciou publicamente ser pré-candidato ao governo de Minas Gerais no ano que vem. O empresário também tem no currículo a presidência da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O PSB mineiro trabalha com a intenção de eleger ao menos dois deputados federais no ano que vem. O último representante dos socialistas do estado na Câmara foi Vilson da Fetaemg, entre 2019 e 2023. Na Assembleia Legislativa, a legenda tem Neilando Pimenta e Noraldino Júnior.

Noraldino, aliás, deixará a presidência para a entrada de Otacílio Neto no cargo. Apesar de sair do comando do partido, o deputado estadual seguirá na legenda. A avaliação nos bastidores é que ele terá papel importante nas construções do PSB rumo a 2026.

A irmã de Noraldino, Kátia Dias, está no Republicanos e exerce mandato de deputada federal por causa da licença de Euclydes Pettersen. Para 2026, entretanto, Kátia voltará ao PSB.

Mais chegadas

Clésio Andrade, a propósito, fez doações a campanhas de candidatos a prefeito pelo PSD no interior de Minas em 2024. Sobrinho do ex-senador, o deputado federal Diego Andrade é cotado para rumar ao PSB. 

Além da filiação do ex-senador, o congresso estadual do PSB deverá marcar a filiação de cerca de 20 novos prefeitos ao partido. Prefeito do Recife (PE) e próximo presidente nacional da sigla, João Campos estará em BH para participar da atividade.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse