Vereadores de BH devem ter mais um mês sem novos projetos da prefeitura para votar

Expectativa é que o plenário da Câmara seja palco de novas discussões ideológicas, tendo temas nacionais como pano de fundo
Álvaro Damião
Prefeito não enfrenta hoje uma oposição oficialmente formada na Câmara Municipal. Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Desde a posse de Álvaro Damião (União Brasil) como prefeito de Belo Horizonte, o poder Executivo municipal não enviou projetos de lei para serem apreciados pela Câmara. A situação, segundo apurou O Fator, não sofrerá alterações em maio. As lideranças do Legislativo não preveem, para o próximo mês, a votação de propostas de interesse da prefeitura.

Com isso, a tendência é que o plenário da Câmara seja palco de novas discussões ideológicas, tendo temas nacionais como pano de fundo.

Nessa segunda-feira (28), o colégio de líderes da Casa se reuniu para programar as próximas votações no Parlamento belo-horizontino. A ausência de projetos de interesse da prefeitura na pauta, dizem interlocutores, dará fôlego para que a administração municipal amplie a base de apoio na Câmara.

A aproximação de Damião com o grupo liderado pelo secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), somada à disposição manifestada pelos vereadores do Novo de contribuírem com a gestão, faz com que o Executivo municipal não enfrente, hoje, uma oposição oficialmente formada no Legislativo.

Glauber Braga no centro do debate
Os debates de cunho ideológico na Câmara Municipal podem ter, nos próximos dias, o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) como protagonista. Após as bancadas municipais de PT, Psol e PV apresentarem um requerimento pedindo o envio, à Câmara dos Deputados, de uma moção de apoio a Braga, alvo de um processo de cassação, vereadores de PL e Republicanos articulam uma reação.

Os liberais Sargento Jalyson, Pablo Almeida, Vile dos Santos, Uner Augusto e Cláudio do Mundo Novo, acompanhados por Irlan Melo, de o Republicanos, pediram a impugnação da moção solicitada pela esquerda.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse