O convite de João Campos a um prefeito de Minas para 2026

Próximo presidente nacional do partido, prefeito de Recife move articulações para montar chapa de candidatos à Câmara
João Campos e Marco Antônio Lage
Campos quer Marco Antônio Lage na chapa de candidatos à Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

Próximo presidente nacional do PSB, o prefeito de Recife (PE), João Campos, aproveitou a passagem por Belo Horizonte na semana passada para iniciar as conversas com o correligionário Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira, no Quadrilátero Ferrífero, sobre uma possível candidatura a deputado federal no ano que vem. Pelo que O Fator apurou, a direção nacional do PSB entende que Lage tem chances reais de ser eleito e, assim, impulsionar o desempenho da chapa do partido à Câmara.

Apesar dos esforços da cúpula da sigla, Lage ainda não bateu o martelo sobre a participação na eleição de 2026. Quando foi reeleito prefeito de Itabira, ele sinalizou a intenção de cumprir na íntegra o segundo mandato.

A busca do PSB por uma candidatura de Lage está relacionada ao entendimento do partido de que é preciso eleger ao menos dois deputados federais por Minas Gerais no ano que vem. A meta já foi inclusive repassada por João Campos a interlocutores do diretório estadual socialista.

Nesta legislatura, o PSB mineiro não tem nenhum representante no Legislativo federal. O último representante da agremiação no estado a compor a bancada na Câmara foi Vilson da Fetaemg, entre 2019 e 2023.

A missão de liderar as articulações do PSB mineiro rumo a 2026 cabe ao prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto. Otacilinho, como é conhecido, foi empossado na presidência do diretório estadual do partido na semana passada.

De olho na Câmara dos Deputados — e, quem sabe, em uma eventual candidatura própria ao governo de Minas — João Campos também mira a filiação de Diego Andrade, hoje no PSD. Ele é ex-coordenador da bancada mineira na Câmara e, por exercer mandato, só poderá mudar de partido no ano que vem, em uma janela que permite migrações sem a possibilidade de punição por parte da Justiça Eleitoral.

O tio de Diego, Clésio Andrade, aliás, já se filiou ao PSB. Ex-senador e ex-vice-governador do estado, Clésio, que chegou a anunciar uma pré-candidatura ao Palácio Tiradentes ainda em 2023, vai ajudar a legenda nas conversas sobre a eleição do ano que vem. 

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse