Uma das estratégias da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a renovação da frota de ônibus da cidade passa pela aquisição de 100 coletivos de propulsão elétrica até 2028. A ideia de adquirir os veículos eletrificados consta no plano de metas para os próximos quatro anos, elaborado pela equipe do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e apresentado a secretários na segunda-feira (5).
O documento que compila as metas está em fase de consulta pública e poderá receber sugestões populares até o fim deste mês. As ideias serão analisadas e, posteriormente, uma versão final da lista de objetivos será publicada.
Além da compra de 100 ônibus eletrificados, o material prevê a substituição de 588 coletivos convencionais por veículos com baixa emissão de poluentes.
Ainda no que tange ao transporte público, a equipe de Damião mira a instalação de um corredor exclusivo para o Move na Avenida Amazonas, a exemplo do que já acontece em vias como a Avenida Antônio Carlos. Há, ainda, a previsão de criação de 10 quilômetros de motofaixas.
