Secretário de Estado de Governo entre 2020 e 2023, Igor Eto terá nova função no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Antes responsável pelo setor de Relações Institucionais da entidade, ele agora será Secretário de Assuntos Municipais do banco. A pasta responde, por exemplo, pela interlocução junto às prefeituras. A ideia é que Eto ajude os Executivos municipais nos processos necessários para o acesso às linhas de crédito oferecidas pelo órgão.
Eto assumiu o novo cargo nessa segunda-feira (12). A mudança foi comunicada pelo BDMG aos servidores em uma circular interna.
Dados do BDMG apontam que, no ano passado, a entidade liberou R$ 486 milhões em capital a prefeituras de Minas. Um dos focos do banco é o repasse financeiro a cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional. Os créditos abertos a gestões municipais entre 2019 e 2024 somam R$ 1,4 bilhão.
“Atuando no Relacionamento Institucional do banco desde 2023, Igor Eto buscará ampliar ainda mais a presença do BDMG junto às prefeituras do estado e apoiá-las no acesso a financiamentos. O BDMG é reconhecido por sua atuação junto às prefeituras e, por isso, este é um dos principais segmentos de negócio do banco”, lê-se em trecho do texto enviado pela cúpula do banco aos funcionários a fim de explicar o reposicionamento de Eto.
Em 2023, à época de sua apresentação como integrante do BDMG, Igor Eto foi creditado como um dos vice-presidentes do banco — cuidando justamente das Relações Institucionais. Apesar da divulgação, a entidade não conseguiu oficializar junto ao Banco Central a criação da nova pasta, que chegou a ter a criação autorizada pelo conselho do banco mineiro. Assim, Eto estava formalmente nomeado como assessor do presidente, Gabriel Viegas Neto.
A informação sobre o novo cargo de Igor Eto foi inicialmente publicada por “O Tempo” e confirmada por O Fator.
