A reação de Ciro Gomes ao ‘convite’ de um deputado mineiro para a disputa presidencial de 2026

Discussões sobre a possibilidade de que o PDT volte a disputar a corrida presidencial ocorrem em um momento de crise interna
Ciro Gomes
Ciro disputou a presidência nas eleições de 1998 e 2002, pelo antigo PPS, e de 2018 e 2022 pelo PDT. Foto: Murilo Silva/CAPOL.

Se depender do líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG), o correligionário Ciro Gomes disputará a presidência da República pela quinta vez em 2026.

Durante uma das mesas de debates do fórum “O Otimista Brasil”, realizado em São Paulo (SP) nessa quarta-feira (28), Heringer afirmou que espera pela posse de Ciro como presidente no dia 1º de janeiro de 2027.

O ex-ministro da Fazenda fez sinal de negativo e ironizou o convite: “Não apoiamos”, disse Ciro, em tom de bom humor.

As discussões sobre a possibilidade de que o PDT volte a disputar a corrida presidencial ocorrem em um momento de crise interna no partido. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, deixou o Ministério da Previdência no início do mês, em meio à eclosão de um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ainda que o substituto de Lupi, Wolney Queiroz, também pertença aos quadros do PDT, a relação do partido com o governo Lula segue longe de ser harmoniosa.

Quatro dias após a demissão de Lupi, a bancada pedetista na Câmara dos Deputados decidiu abandonar a base governista, enquanto os representantes do PDT no Senado definiram permanecer no leque de aliados do Palácio do Planalto.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse