O gestor público Fernando Lopes é cotado para substituir Jean Mattos Duarte na presidência da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Conforme soube O Fator, Lopes, ex-secretário de Tecnologia de Informação de Contagem, na Região Metropolitana, recebeu uma sondagem para assumir o cargo, mas ainda não bateu o martelo.
Jean Mattos Duarte oficializou a saída da Prodabel nesta segunda-feira (2). Ele encaminhou um texto de despedida a colegas de trabalho.
Duarte, que é servidor federal de carreira, chefiava a Prodabel desde o final de 2022.
“Hoje encerro um ciclo de mais de 8 anos na Prefeitura de Belo Horizonte, período em que tive a honra de contribuir para a modernização da gestão pública da nossa cidade gerando entregas efetivas aos cidadãos por meio da transformação digital, da valorização da experiência do munícipe no serviço público, da simplificação e do protagonismo das pautas de tecnologia e inovação na gestão municipal, ainda que desafios existam, colocando Belo Horizonte em evidência nestes temas nacional e internacionalmente”, disse, ao anunciar a saída.
Fernando Lopes atuou no primeiro escalão da prefeitura de Contagem durante o mandato passado da prefeita Marília Campos (PT). Além de gestor público, ele é doutor em Estudos Culturais – Tecnologia da Informação pela Universidade do Minho, na cidade portuguesa de Braga.
