O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), terá uma agenda voltada a Minas Gerais nesta quarta-feira (4). Ele viajará a a Arinos, no Noroeste do estado, para participar da inauguração de um parque solar que tem participação da siderúrgica Gerdau.
O empreendimento é da Newave Energia, empresa nascida de uma sociedade entre a Gerdau e a Newave Capital, companhia focada em investimentos nos setores de infraestrutura e energia.
Não será a primeira vez neste ano que o governo federal envia representantes para a inauguração de uma planta ligada à Gerdau. Em fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Ouro Branco, na Região Central, para participar de solenidade que oficializou a expansão das atividades da siderúrgica na cidade.
O parque solar de Arinos recebeu R$ 1,5 bilhão em investimentos. A previsão do governo federal é que, com a conclusão da obra, sejam gerados aproximadamente quatro mil empregos diretos e indiretos na região.
Antes da viagem a Arinos, Alckmin se encontrará com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) em Brasília (DF), para debater a atuação de associações mutualistas que integram o setor nacional de consórcios.
O encontro entre Lopes e Alckmin contará também com a participação de Luís Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas (UMP). No Brasil, o setor é regulado pela Lei Complementar 213/25, que dispõe sobre as sociedades cooperativas de seguros e as operações de proteção patrimonial mutualista.
Lopes integrará a comitiva liderada por Alckmin que desembarca na tarde desta quarta em Arinos.
Geraldo Alckmin ocupa interinamente a presidência da República enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda oficial no exterior. Lula embarcou para a França na noite dessa terça-feira (3), onde se encontra essa semana com o presidente francês, Emmanuel Macron.