O convite do presidente nacional do PSB, João Campos, para que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite, o Tadeuzinho, deixe o MDB e se filie aos quadros socialistas, foi assumido como uma tarefa por correligionários de Campos no estado.
Segundo apurou O Fator, segmentos do partido vão iniciar, na próxima semana, uma série de visitas ao gabinete do deputado. A ideia é aproveitar as agendas para fazer com que Tadeuzinho se sinta “em casa” no PSB.
O plano de João Campos é ter o emedebista como candidato ao governo mineiro no ano que vem. O primeiro setor do PSB a reforçar o convite será a Juventude Socialista Brasileira (JSB). Posteriormente, outras alas da agremiação, como o setorial feminino e o departamento sindical, também serão recebidos por Tadeuzinho.
A empreitada do PSB esbarra nas articulações do próprio MDB. O presidente estadual do partido, deputado federal Newton Cardoso Jr, afirmou nesta semana à reportagem que o presidente da Assembleia Legislativa tem espaço garantido na legenda caso apresente seu nome para a disputa pelo Palácio Tiradentes.
O MDB está em negociações avançadas para consolidar uma federação com o Republicanos. Os articuladores da aliança acreditam que, juntos, os dois partidos terão uma das quatro maiores bancadas do Congresso Nacional após as eleições do próximo ano.
No dia 14 de junho, será realizada na Assembleia Legislativa a próxima convenção do MDB mineiro.