A articulação para trazer Lula a BH após agenda em Mariana, nesta quinta

Presidente planeja anunciar a extensão de beneficiados aos programas de indenização pelo rompimento da barragem
Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lideranças mineiras próximas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), articulam para que Lula visite Belo Horizonte nesta quinta-feira (12), após a passagem do presidente por Mariana, na região central de Minas Gerais.

Como mostrou O Fator, o Palácio do Planalto planejava, desde abril, a visita de Lula a Mariana para uma cerimônia de anúncios relativos ao acordo de repactuação da tragédia de Fundão, assinado em novembro do ano passado. A presença de Lula no velório do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, entretanto, inviabilizou a viagem que estava marcada para o dia 16 de maio.

Em Mariana, Lula planeja anunciar a extensão de beneficiados aos programas de indenização pelo rompimento da barragem. A ideia é incluir no grupo de passíveis de receber o benefício atingidos que atuam com o garimpo no Rio Doce.

Depois de Mariana, Lula pode passar por BH. Uma articulação que conta com a participação do senador Rodrigo Pacheco (PSD) busca confirmar na agenda presidencial uma visita do presidente à capital mineira, onde ele promoveria a entrega oficial de máquinas agrícolas. A visita de Lula a BH também vem sendo tentada há quase dois meses.

O maquinário que pauta a eventual visita de Lula será entregue às prefeituras por meio do Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse