De olho em uma candidatura a deputado federal por Minas Gerais no ano que vem, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (Republicanos), tenta ampliar a atuação no estado. Depois de movimentos na região do Triângulo, Cunha, agora, busca conexões com a Zona da Mata, onde tenta instalar uma igreja evangélica.
No fim de maio, o ex-deputado percorreu onze cidades da Zona da Mata em um final de semana. Cunha usou um helicóptero durante a passagem pela região.
Segundo O Fator apurou, o ex-presidente da Câmara foi foi recebido pelos prefeitos de Chácara, Goianá, Coronel Pacheco, Piau, Simão Pereira, Matias Barbosa, Bom Jardim, Liberdade e Passa Vinte.
Cunha também esteve em Juiz de Fora, onde se encontrou com lideranças evangélicas. O maior município da Zona da Mata é onde reside o também ex-deputado federal Júlio Delgado (MDB), um dos candidatos derrotados pelo político do Republicanos na eleição para a presidência da Câmara em 2015.
Fontes ouvidas pela reportagem apontaram que Cunha vem sinalizando a intenção de adquirir, em Leopoldina, um galpão. A ideia seria utilizar o espaço como sede de uma igreja evangélica.
Ainda pela apuração de O Fator, Cunha afirmou aos prefeitos das cidades visitadas que não buscará ser o candidato mais votado nos municípios da Zona da Mata. A articulação do ex-deputado passa pela conquista de “espaços eleitorais” em cada cidade, sem afetar a atuação dos concorrentes majoritários em cada localidade.
Rádio, religião e futebol
A empreitada eleitoral de Eduardo Cunha em Minas está relacionada a iniciativas em três áreas: religião, futebol e comunicação.
Em Uberaba, o ex-presidente da Câmara trabalha para instalar a “Rádio Maravilha”, emissora voltada ao público evangélico. No ano passado, a estação passou a operar em uma frequência no Rio de Janeiro.
A “Maravilha”, inclusive, chegou a anunciar um patrocínio ao Uberaba Sport Club, time que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Além da busca pelo interior do estado, o ex-presidente da Câmara também busca laços com Belo Horizonte. Ele despacha de uma sala comercial em um prédio na Savassi e já é reconhecido por frequentadores da região.