Uma semana antes de o conflito aéreo com o Irã eclodir, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, recebeu autorização para viajar a Israel. O aval, concedido no dia 5 de julho em ato publicado no Diário Oficial, aponta que a missão internacional aconteceria entre os dias 1° e 10 de julho. Na sexta-feira (13), o governo do estado foi perguntado por O Fator sobre um eventual cancelamento da viagem do secretário em razão dos bombardeios. Até a manhã desta segunda-feira (16), o Executivo estadual ainda não havia respondido.
A missão de Greco em Israel foi anunciada como uma viagem para tratar de três temas: enfrentamento ao terrorismo, combate ao crime organizado transnacional e sistema prisional
Diversos políticos brasileiros, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), tentam. desde a última semana, retornar ao Brasil. O grupo estava em Israel para participar de eventos relacionados à segurança pública quando o embate aéreo com o Irã começou.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT-PR), entrou nas articulações que buscam garantir o retorno dos prefeitos brasileiros ao país.
Nesta segunda-feira, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, afirmou que 12 políticos brasileiros estão em deslocamento para deixar o território israelense por terra, passando pela fronteira com a Jordânia. Os nomes dos integrantes da comitiva, o horário do início do trajeto e os pontos do itinerário não foram informados.
Nos últimos quatro dias, centenas de pessoas morreram em decorrência dos conflitos entre Israel e Irã. Não há previsão de cessar-fogo.
Outra viagem
No fim de maio, o secretário Rogério Greco acompanhou o governador Romeu Zema (Novo) em missão oficial a El Salvador. O governo mineiro visitou a capital San Salvador na tentativa de mapear as estratégias implementadas pelo país — que já foi considerado um dos mais violentos do mundo — e avaliar possibilidades de “intercâmbio de conhecimento” com Minas Gerais.
O espaço para manifestação do governo sobre a viagem do secretário está aberto.